sábado, 2 de janeiro de 2016

Alfabetização. Calendário 2016 com frases de grandes pensadores. O que é o Ano Bissexto? Alfabeto com letras cursivas e de formas, maiúsculas e minúsculas. Atividades com Números e o Alfabeto




Gostei muito desse calendário do Site Espaço Educar que traz frases impactantes de  grandes pensadores do Brasil e do mundo,  sobre o valor da educação,  e que podem ser trabalhadas na produção de gêneros textuais, a exemplos de biografia, autobiografia, reescrita e  interpretação de texto etc.   

Com esse calendário, o professor pode trabalhar o alfabeto e suas variantes: as letras cursiva e de fôrma;  maiúsculas e  minúsculas;  vogais e consoantes;   nomes comuns; nomes próprios (de pessoas e de lugares).

Matemática, como as quatro operações etc. Geografia: as quatro estações do ano e os movimentos da terra. História:  origem dos calendários,  informando aos alunos  que o mês de fevereiro de 2016 terá 29 dias, por ser ano bissexto.  


O Que é o Ano Bissexto?

Um ano corresponde ao intervalo aproximado de tempo que a Terra demora
para completar uma volta em torno do Sol. O ano tem 12 meses, 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 48 segundos aproximadamente.  

Ano Bissexto é aquele que possui um dia a mais, ou seja, 366 dias, diferente dos demais, que têm 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 48 segundos aproximadamente.    

Como não pode haver todos os anos 366 dias, ou seja, um dia a mais, com as 6 horas que sobram, a cada quatro anos é feito um ajuste no calendário
e adiciona-se um dia a mais, somando 366 dias, ao invés de 365.  Foi o
imperador romano Júlio César quem trouxe a ideia do ano bissexto para o ocidente.

O calendário gregoriano acrescenta ao mês de fevereiro esse dia extra a cada 4 anos, que terá 29 dias, ao invés de 28 dias, como ocorre normalmente. O objetivo é manter o calendário anual ajustado com o movimento de translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às  quatro
estações do ano. 

O ano bissexto acontece porque o ano-calendário tradicionalmente utilizado, possui uma diferença em relação ao ano solar. Enquanto no calendário tradicional o ano dura 365 dias para se completar, no calendário solar dura 365,25 dias.


Essa diferença de 0,25 corresponde a fração de um quarto de um dia. Sendo assim, a cada quatro anos temos a diferença de um dia em relação ao calendário convencional e solar. Esse dia é chamado ano bissexto. O presente ano de 2016 é bissexto. O anterior foi o de 2012 e o próximo será 2020. 
Outras Sugestões

A partir do calendário, o professor poderá trabalhar os números e o alfabeto, simultaneamente.  Poderá  propor a seus alunos atividades que envolvam:
  • A distinção entre letras e números;
  • Associação de objetos a palavras e números; 
  • Contagem de letras das palavras e das sílabas;
  • Identificação da primeira letra das palavras no contexto da sílaba inicial;
  • Análise da constituição das palavras quanto à letra inicial, final, quantidade de letras;  as letras que se repetem; vogais, consoantes...
  • Identificação da forma e da posição dos dois tipos de letras: maiúsculas e minúsculas; 
  • Formação de nomes próprios, incluindo o nome do aluno, da professora, da escola, da mãe,  de um colega, do melhor amigo, da cidade, estado, cidade e bairro onde mora. Veja alguns exercícios adiante. 
Os  Números  de  01  a  31



Fonte:  Liza. Espaço Educar. Acesso em 06/12/2015. Disponível em: 

ATIVIDADES
1. Você já conhecia o calendário com os meses e os dias do ano? O que você achou? Você conhecia alguma das pessoas citadas no calendário? Quem? 
2. Escreva os números de 01 a 31;
3. Quantos meses e quantos dias tem o ano? Em que mês você faz aniversário? 
4. Identifique no calendário os meses do ano que tem: a)  30 dias; b) 31 dias; c) Qual o  mês do ano que às vezes tem 28  e às vezes 29 dias? d) Quais os meses que terminam em bro ?  
5.Quantos dias terá o mês de fevereiro de 2016? Por que?  
6. Explique o  que é o ano bissexto.  Você conhece alguém que nasceu dia 29 de  feveroso Escreva o nome dessa pessoa. 

7. Observe as  letras do alfabeto acima e a primeira letra dos nomes dos objetos mostrados. Pinte-os e escreva no caderno seus nomes completos.






8. Observe as casinhas abaixo. Complete com as letras que faltam. 
9. Qual o seu nome? Você gosta dele? Que outro nome você gostaria de ter? 

10) a) Escreva seu primeiro  nome no quadrinho abaixo e depois pinte  com a sua cor predileta; b) conte quantas letras tem seu nome e escreva o total no quadrinho 2; c) separe as sílabas do seu nome no quadrinho 3; d) escreva o total de sílabas do seu nome no quadrinho 4.  





Sites consultados
Ano Bissexto
Ano Comum
Todas as imagens são do Google

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Sentar-se à Janela do Avião.Interpretação, Reflexões e Produção de Texto. Aviões de material reciclado. Como fazer. Atividades


Achei este texto atribuído ao jornalista brasileiro Alexandre Garcia, formatado por Amélia Soares, que circula na Internet desde 2009,  muito interessante para ser trabalhado em  qualquer nível de escolaridade, ajudando nossos alunos a refletirem sobre determinadas situações do nosso cotidiano, bem como na leitura, interpretação, reflexão  e produção textual.  Para trabalhar reciclagem  com os  alunos, tem um passo-a-passo para fazer um  avião de  papelão,  entre  outros objetos. A  turma vai adorar.         

Fonte: http://pt.slideshare.net/LUCIOLABHT/sentar-se-a-janela-do-aviao


Passo-a-passo para a construção de um avião de papelão


Avião feito com tubo de papel higiênico 
I - Material

Caixa de papelão  -  a  caixa que ia para o lixo agora vai para as nuvens da sua imaginação e criatividade;
·          Tesoura (sem ponta, para as crianças);
·         Cola branca;
·         Cola quente (para adultos manusearem);
·         Materiais de sua escolha que possam servir como botões no painel do seu avião, binóculo, rádio, farol, etc. Solte a imaginação! 
·         Tinta guache ou colagem com recortes de revista para estilizar a lateral de seu avião;
·         Papel alumínio para fazer os “faróis”;
·         Tampinhas de garrafa pet para fazer botões do painel;
·         Garrafinha de iogurte ou caixinha de Toddy para fazer o rádio e barbante para  fazer o fio;

II -  Desenhe o modelo do seu avião
Quando tiver todo o material em mãos, pense em como vai usá-lo. Não tem certo ou errado para construir seu avião.  
v  Seu avião pode ter a forma que você quiser;
v  Asas do tamanho que preferir;
v  Ser colorido ou não.  É você quem escolhe tudo.  
Adaptado de  Jessica.  Brinquedos com reciclados. Disponível em: 
Avião feito com pauzinhos de picolé e pegador de roupa
Interpretação, Reflexões e Produção   de Texto 

1. Qual o título do texto lido? Quem é o seu autor ? Qual a profissão dele ? 
2. Quem formatou o texto neste formato de power point? Você gostou ? 
3. Quando o autor viajou de avião pela primeira vez?  Por que ele queria sentar-se ao lado da janela?  Descreva como ele se sentiu durante o vôo, 
4.  Quando as viagens de avião se tornaram constantes na vida do autor ? 
5. Por que ele perdeu a  vontade de sentar-se ao lado da janela e passou a sentar-se nas poltronas do corredor do avião? 
6. Numa determinada ocasião ele teve que sentar-se numa poltrona da janela. Por que? O que aconteceu? Ele gostou ou não?  Descreva suas emoções naquele voo. 
7. Quais as reflexões que ele fez, ao experimentar antigas emoções sentando-se ao lado da janela do avião ? 
8.   Produção textual 
Você gostou deste texto?  Por que?  O que mais lhe tocou nesta leitura e nas imagens? Você se  identificou  de alguma forma com a narrativa ?
Elabore um texto falando dos  sentimentos, emoções, ideias  e reflexões  que este texto despertou em você. Para ajudá-lo nas suas reflexões, leia os comentários postados pelos leitores do blog  Nectan reflexões. Clique no link abaixo. Boa sorte ! 
Todas as imagens são do Google