sábado, 18 de janeiro de 2014

Os Números e Numerais Coletivos, Cardinais, Ordinais, Romanos, Fracionários e Multiplicativos. Atividades


Cardinais e Ordinais

NÚMERO – substantivo masculino (s.m), que expressa quantidade, conta certa, unidade; coleção de unidades ou de partes da unidade; porção; abundância; série; categoria, classe... 
Numeral – Classe gramatical que costuma acompanhar o substantivo dando a ideia de: quantidade, ordem, multiplicação ou fração. 
Os numerais podem ser cardinais ou 
ordinais. O número cardinal é aquele que expressa uma quantidade absoluta. O  ordinal indica a ordem ou a série em que determinado número se encontra incluído.

Os números ordinais são escritos assim:  primeiro, segundo, terceiro, quarto. Seus símbolos são: 1.º, 2.º, 3.º, 4.º. 
Frequentemente se comete o erro de escrever os números ordinais como se estivesse indicando o grau.  É comum ver-se 1º, 2º, 3º, 4º... Na verdade, está escrito um grau, dois graus, três graus, quatro graus..., e não está indicando nenhuma ordem:  primeiro, segundo... Assim, o " º " ou " ª " tem de ser antecedido por um ponto (1.º) ou ter um pequeno traço embaixo  ((1º). para indicar ordem.  

O Numeral acompanha  o substantivo dando a ideia de:  
a) quantidade;    b) ordem;  
c) multiplicação    d) fração.   

Portanto, o numeral se  classifica em: numeral cardinal, ordinal, multiplicativo e fracionário.  Observe as  tabelas abaixo. 

 CARDINAL
Indica quantidade
Ex.: um, dois, três, dez, vinte...
 ORDINAL
Indica ordem
Ex.:
1º.          -  primeiro,  
2º.          - segundo,  
3º.          -  terceiro...
 MULTIPLICATIVO
Indica multiplicação
Ex.: duplo, triplo, quádruplo...
 FRACIONÁRIO
Indica divisão, fração
Ex.: 
½ meio,     
1/6   um sexto,
1/10     um décimo...

Reforçando  para ficar bem entendido. Observe: 
         
NUMERAIS FRACIONÁRIOS
NUMERAIS MULTIPLICATIVOS
Símbolo
Por extenso
1/1
*****
*****
1/2
um meio, metade
duplo, dobro, dúplice
1/3
um terço
triplo, tríplice

OS  CARDINAIS
OS  ORDINAIS
Arábicos
Romanos
Por extenso
Símbolo
Por extenso
0
*****
zero
*****
*****
1
I
um
1º.
primeiro
2
II
dois
2º.
segundo

Numerais Coletivos
Os numerais coletivos são aquelas palavras que designam uma quantidade específica de um conjunto de seres ou objetos. São termos variáveis em número e invariáveis em gênero. Os numerais coletivos indicam número delimitado. Exemplos: Biênio - período de dois anos 
Bíduo- período de dois dias
casal - par, composto de macho e fêmea 
centena - de cem
década ou decênio - período de dez anos
dezena - de dez
dúzia - de doze
grosa - doze dúzias ou cento e quarenta e quatro
lustro - período de cinco anos
milênio - período de mil anos
novena - período de nove dias
quadriênio - período de quatro anos
quarentena - período de quarenta dias
quinquênio - período de cinco anos
quinzena - período de quinze dias
século - período de cem anos
semana - período de sete dias
semestre - período de seis meses
tríduo - período de três dias
dístico - dois versos
Uma dúzia de ovos. Quantos ovos são ?  ........

Algarismos
Romanos
Algarismos
Arábicos
Números
Cardinais
Números Ordinais
I
1
um
1º.     -primeiro
II
2
dois
2º.     - segundo
III
3
três
3º.      - terceiro
IV
4
quatro
4º.      - quarto
V
5
cinco
5º.      - quinto
VI
6
seis
6º.      - sexto
VII
7
sete
7º.       - sétimo
VIII
8
oito
8º.       -   oitavo
IX
9
nove
9º.       -   nono
X
10
dez
10º.     - décimo
XI
11
onze
11º. décimo primeiro
XII
12
doze
12º. décimo segundo
XIII
13
treze
13º. décimo terceiro
IXIV
14
Catorze/quatorze
 14º. décimo quarto
XV
15
quinze
15º. décimo quinto
XVI
16
dezesseis
16º. décimo sexto
XVII
17
dezessete
17º. décimo sétimo
XVIII
18
dezoito
18º. décimo oitavo
XIX
19
dezenove
19º. décimo nono
XX
20
vinte
20º.    vigésimo
XXI
21
Vinte e um….
21º. Vigésimo primeiro
XXX
30
trinta
30º. trigésimo
XL
40
quarenta
40º. quadragésimo
L
50
cinquenta
50º. quinquagésimo
LX
60
sessenta
60º. sexagésimo
LXX
70
setenta
70º. septuagésimo
LXXX
80
oitenta
80º.  octogésimo
XC
90
noventa
90º. nonagésimo
C
100
cem
100º. centésimo





Atividades

I - Observe a casquinha de sorvete acima.  Escreva a  ordem das bolas de acordo com o exemplo:
a) marrom escura -primeira      b) bege __    c) azul ____d) verde ___
e) amarelo-mostarda __  f) marrom claro __ g) lilás ___h) amarelo claro__
II - Pinte as casinhas na ordem solicitada. Comece a contar da esquerda para a direita:

Pinte de rosa  a  quarta casinha
Pinte de verde a primeira  
Pinte de azul a terceira
Pinte de amarelo  a segunda.
III - Complete as frases com o  substantivo coletivo correspondente: 
a) Um biênio  é um  período de ______ __; 
b) Um Bíduo é um  período   de ________
c) Comprei uma centena de laranjas. Levei ____laranjas para casa. 
d) Comprei uma dezena de lápis. Levei ______lápis para a escola. 
e) Comprei uma dúzia de ovos. Levei _____________para a mamãe.

IV -  Escreva ao lado dos números arábicos os números romanos, os ordinais e os cardinais correspondentes:  

Números Arábicos

Algarismos Romanos
Números Ordinais
Números Cardinais
1



2



3



4



5



6



7



8



9






V-Observe a figura abaixo com números fracionários.  Responda falso ou verdadeiro ao que se pede: 


a) 1/2 significa metade de um objeto __________
b) 1/4 significa que o objeto foi dividido em quatro partes _________      
c)  2/8 significa que o objeto está dividido em 10 partes ____________

VI - Observe a reta numérica e responda:


10
20
30
40
50
60
70
80
90
100

a)   Qual o numeral que vem depois de 40?---------
b)   Qual o 6.º numeral da reta? --------
c)   Qual o numeral que está entre 80 e 100? --------
d)   Qual o 1.º numeral da reta?----    e) Qual o último numeral da reta?----

VII - Escreva por extenso os nomes dos numerais abaixo:



1
8
9
6
3
5
2
7
4   10











Veja também: 
http://loucosportecnologias.blogspot.com.br/2015/11/alfabetizacao-numerais-ilustrados.html

 Referências 
Todas as Imagens são do Google