sábado, 31 de agosto de 2013

Hino Nacional ilustrado para colorir e vídeo legendado. Homenagens à Semana da Pátria: Viva o 7 de Setembro de 1822 - Independência do Brasil


O Brasil foi descoberto pelos portugueses, em 22 de abril de 1500, quando Pedro Álvares Cabral chegou na terra que era habitada por um povo que eles chamaram de índios, pois acreditaram ter chegado às Índias.  

O Brasil não era um país livre, até 7 de Setembro de 1822, quando  D. Pedro I proclamou a Independência e nosso país ficou livre do domínio português.  Por isso, fazemos festa  e cantamos o Hino Nacional na Semana da Pátria, para comemorar o 7 De Setembro, dia da nossa independência. Cantemos o nosso hino.   Viva o Brasil ! 


Hino Nacional Brasileiro

Letra:  Joaquim Osório Duque Estrada (1870 - 1927)
Música: Francisco Manuel da Silva (1795 - 1865)
Assista  ao vídeo legendado com o hino nacional - Um Super clipe infantil da dupla de palhaços TELECO E TECO para as crianças aprenderem brincando o HINO NACIONAL BRASILEIRO. Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=B3EhoFPnuOw#t=74

Veja também:     Símbolos Nacionais Brasileiros. Hino Nacional: significados e explicações das palavras. Regras para execução. Obrigatoriedade nas Escolas. Vocabulário. Atividades. 
Clique aqui   https://loucosportecnologias.blogspot.com.br/2016/08/simbolos-nacionais-brasileiros-hino.html








Hino nacional brasileiro ilustrado para colorir
Fonte:  http://www.rota83.com/hino-nacional-brasileiro-ilustrado.html
Amplie seus conhecimentos.  Saiba mais sobre o Hino Nacional

Símbolos Nacionais Brasileiros. Hino Nacional: significados e explicações das palavras. Regras para execução. Obrigatoriedade nas Escolas. Vocabulário. Atividades

https://loucosportecnologias.blogspot.com/2016/08/simbolos-nacionais-brasileiros-hino.html

Leia também:

7 de Setembro de 1822 ! 188 anos da Proclamação da Independência do Brasil ! Dramatizações com Poesia e Coro Falado. 

Blog Saberes da África
https://saberesdaafrica.blogspot.com/2010/09/7-de-setembro-de-1822-188-anos-da.html

Hino nacional Ilustrado para colorir.

Vamos praticar ?

1. Escreva os nomes dos autores do Hino Brasileiro

2. O Brasil é um país muito grande e muito rico em recursos naturais. Seu povo é bom, amigo  e trabalhador. Escreva no seu caderno os pontos positivos e os pontos negativos que você identifica no nosso país. Aponte as possíveis soluções. Siga o modelo abaixo:

Brasil, um país rico e belo

Pontos positivos
Pontos negativos
Possíveis soluções





segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Gênero Textual Parlendas: da Educação Infantil ao Ensino Médio. A Oralidade e a Escrita de um jeito bem divertido

Parlenda é um tipo de  literatura  de origem popular e  tradicional em forma de versos,  com rimas e ritmo fácil, e de caráter infantil. 


Parlenda ou Parlanda ou Parlenga vem de parolar, parlar, ou seja,  falar. Em Portugal é chamada de cantilena, lengalenga, embora esses nomes  também signifiquem narração monótona. 

O objetivo da parlenda é entreter crianças, jovens e adultos,  além de matar o tempo ensinando-lhes algo.  É também uma forma divertida de alfabetizar e ensinar as crianças.

Surgiu dos palavreados folclóricos antigos, passados oralmente de geração a geração, para ensinar alguma coisa, divertir ou criticar.

A  fórmula do Dedo Mindinho, por exemplo,  é comentada nos livros há aproximadamente três séculos e continua  alegrando crianças brasileiras, espanholas, portuguesa e  francesas, viajando anonimamente no tempo e no espaço.
 
Por ser de tradição popular, transmitida de boca em boca, tem mais de uma versão, mas  são idênticas na sua essência e origem. Por isso, a mesma parlenda pode ter mais  uma forma  diferente.
É importante utilizar Parlendas em atividades variadas de leitura, expressão oral e escrita. Por ser um texto de fácil domínio oral, ajuda na  aquisição de habilidades de leitura e ampliação do volume de escrita.  Daí ser usada como recurso  divertido na  alfabetização.

Qualquer pessoa pode criar uma Parlenda.  Nas cidades do interior, é comum pais brincarem com seus filhos, ensinando-lhes parlendas.

A brincadeira de Parlendas consiste em juntar as palavras com ritmo e rima, podendo ser faladas  ou recitadas  em grupo, solo ou diálogo.  

Como  permitem  movimento corporal, ficam  mais divertidas  e dinâmicas  para as crianças, principalmente na educação infantil. 

Além das parlendas o professor também pode recorrer às  quadras ou quadrinhas, nas atividades de alfabetização, que também  são muito populares no Brasil. 


Diferença entre Quadrinha e Parlenda - Parlendas e quadras populares  (quadrinhas)  podem ser trabalhadas na alfabetização  como textos  para memorizar

A quadrinha é uma espécie de trova popular, formada por  estrofes de quatro versos, também chamadas de quartetos, cujas  rimas são simples, assim como as palavras que fazem parte do seu texto. São muito usadas para desafios, provérbios populares e adivinhas.
As parlendas, por sua vez,  são formadas a partir de um conjunto de palavras  com arrumação rítmica em forma de verso, que podem rimar ou não. Geralmente envolvem  algumas brincadeiras, jogo, ou movimento corporal.
Exemplo:
Boca de forno
Forno
Tirando um bolo
Bolo
Se o mestre mandar!
Faremos todos!
E se não for?
Bolo
 Exemplos de quadrinhas amorosas, muito populares no Brasil:
"Trinta dias tem novembro,
abril, junho e setembro.
Vinte e oito só tem um,
os demais todos trinta e um."

"O anel que tu me deste
Era vidro e se quebrou
O amor que tu me tinhas
Era pouco e se acabou"


"Quero cantar,  ser alegre
Que a tristeza não faz bem
Ainda não vi a tristeza
Dar de comer a ninguém"
"Roseira, dá-me uma rosa;
Craveiro, dá-me um botão;
Menina, dá-me um abraço,
que eu te dou meu coração".

Algumas sugestões de atividades para trabalhar parlendas na alfabetização: 

  1. .Ajudar as crianças a memorizar a parlenda e utilizá-la em brincadeiras corporais;
  2. .Pedir para as crianças virem à frente e ler a parlenda para os colegas;
  3. .Promover um recital de parlendas para trabalhar a oralidade;
  4. .Cortar as parlendas em tiras para as crianças ordenarem;
  5. .Levar as parlendas para casa para “ler” para os pais em uma bolsinha ou envelope;
  6. .Desenhar os personagens da parlenda;
  7. .Fazer um livrinho com as parlendas preferidas do grupo;
  8. .Fazer uma lista com as palavras que rimam;

Para  Luis da Câmera Cascudo as Parlendas estão classificadas em:

1- Brincos - são os primeiros e ingênuos mimos infantis, agrados carinhosos que os pais, familiares e babás usam (ditas ou recitadas) para divertir  ou acalmar as crianças.


2- Mnemônicas - são todas ditas ou recitadas pelas crianças com a finalidade de memorizar nomes, números e outros conteúdos, em diferentes disciplinas. Ex:
           Um, dois, feijão com arroz... (para ensinar números, substantivos...)
     3 - Parlendas propriamente ditas - são brincadeiras iniciadas, desenvolvidas e organizadas pelas próprias crianças sem interferências dos adultos.  As  crianças se organizam e obedecem  as regras, aguardando a sua vez e  fazendo o que se  pede.  Ex

         Boca de forno 
Forno 
Tira um bolo 
Bolo 
Se o mestre mandar?
Faremos todos!

Papai do céu
Mandou dizer
Quem vai ser o primeiro
É este daqui.

Lá em cima do piano
Tinha um copo de veneno
Quem bebeu, morreu. 
O culpado não fui eu.



























Fui na lata de biscoitos

Fui na lata de biscoitos
Tirei um, tirei dois, 
Tirei três, tirei quatro, tirei cinco,
Tirei seis, tirei sete, tirei oito,
Tirei nove, tirei dez ! 

Era uma bruxa
À meia noite
Em um castelo mal-assombrado
Com uma faca na mão
Cortando batata no chão.

Os Ovinhos  Amarelinhos   

Lembram dos ovinhos amarelinhos?
Vejam o que aconteceu
Nasceu  1 pintinho...

2, 3,  4,  5.  6, 7, 8, 9, 10

Corre cutia 

 Corre cutia
Na casa da tia.
 Corre cipó
 na casa da vó.
 Lencinho na mão
 caiu no chão!
 Moça bonita
 do meu coração.
 - posso jogar?
 - pode!
 - ninguém vai olhar?
 - não!


ADVINHAS 

                                               O QUE É O QUE É?

 
O animal cotia pastando

     Tem dentes e não tem boca,                                                 
       Tem cabeça e não tem pés?

      ( )  alface             ( )  agulha               ( )  alho

     Vamos praticar? 

Quais  parlendas  e brincadeiras diferentes destas você conhece ?  Escreva no seu caderno e faça desenhos sobre elas.  

E as adivinhações ?  Junto com os colegas e ajuda da professora, você  irá montar um painel com  as parlendas  e adivinhações da classe, para você não esquecer.  Sucesso ! 

Em qual das parlendas aparecem as palavras: tia, avó, bonita, coração. Escreva uma historinha com  essas palavras. Não esqueça de ilustrar com desenhos. 

Complete com desenhos de biscoitos e números:  fui na lata de biscoitos. Tirei ... ,  tirei..., tirei...   Tirei  10 biscoitos ! 

Parlendas Animadas - Vídeo educativo infantil, muito divertido. Apresenta  6 (seis)  parlendas do folclore brasileiro, na seguinte ordem: Corre Cutia; Era uma bruxa à meia noite; A galinha do vizinho;  Lá em cima do piano; Pé de Cachimbo; Nasceu um pintinho. 
Assista ao vídeo.  Clique no link:  

Conheça muitas outras  parlendas e outros gêneros textuais. 

Prefeitura Municipal de Salvador. Advinhas, Charadas, Parlendas, Provérbios e Trava-línguas. Educação Infantil, Ciclos de Aprendizagem I e II /EJA.